PÁSCOA
A Páscoa é um evento religioso cristão, considerado pelas igrejas, como a maior e a mais importante festa da Cristandade.
Os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte na cruz que teria ocorrido nesta época do ano, em 30 ou 33 da Era Comum.
Depois de morrer na cruz, o corpo de Cristo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até à sua ressurreição.
O Domingo de Páscoa é considerado o dia santo mais importante da religião cristã.
Em português, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach, os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Associados à Páscoa, temos o coelho e os ovos da Páscoa.
A festa tradicional associa a imagem do coelho (símbolo de fertilidade) e dos ovos pintados com cores brilhantes (representando a luz solar), como os presentes para oferta nesta quadra.
Existem 2 lendas relacionadas com a existência do coelho da Páscoa:
A primeira, diz que a tradição do Coelhinho da Páscoa foi iniciada na América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII, pois, no Antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e/ou a nova vida.
Assim, alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, daí a possibilidade de se ter tornado o símbolo pascoal devido ao facto da Lua determinar a data da Páscoa.
O certo é que os coelhos são conhecidos pela sua capacidade de reprodução e por gerarem grandes ninhadas e como a Páscoa marca a ressurreição e a vida nova, tanto entre os judeus como entre os cristãos, o coelho representaria a união entre os povos.
Existe também uma segunda lenda, na qual uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e escondeu-os, para que os seus filhos os encontrassem e os recebessem como presente de Páscoa.
No momento em que as crianças descobriram o esconderijo dos ovos, passou um coelho a correr tendo surgido o boato que era o coelho que trazia os ovos para as crianças. Ficou então conhecido como o coelho da Páscoa.
ALOJADASGRAVATAS deseja-lhe muitas felicidades nesta quadra, relembrando que para além dos tradicionais doces pascoais, como as amêndoas e ovos de chocolate, oferecer um elegante acessório fará toda a diferença.
Uma Páscoa feliz!