Dia do Pai

 

O Dia do Pai é uma homenagem aos pais de todo o mundo e como tal A LOJA DAS GRAVATAS não poderia ficar indiferente a este dia, comemorando-o cheio de entusiasmo e alegria.

 

O Dia do Pai tem origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.


Em 1909 Sonora Louise Smart Dod motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart, veterano da Guerra Civil dos Estados Unidos, teve a ideia de celebrar o Dia do Pai.

Sonora já adulta, queria que o seu pai fosse homenageado com um dia especial, pois, foi ele quem criou sozinho os seis filhos, entre eles o mais novo recém-nascido, devido á morte por parto da sua esposa. Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Foi um pai destemido e amável. Então, já que o pai de Sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia do Pai em Spokane, Washington, no dia 19 de Junho de 1910.

 

O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se numa festa nacional. Em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia do Pai nacional e finalmente em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai.

 

Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai.

 

Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechtenstein

O Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, o dia dedicado a São José, pai de Jesus.


Brasil

É comemorado no segundo domingo de Agosto, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica).

 

Estados Unidos, França, Reino Unido, Holanda, Irlanda entre outros

Comemoram no 3º domingo de Junho.

 

Visite a A LOJA DAS GRAVATAS e irá encontrar o presente adequado para um pai cheio de classe !

 

         

publicado por alojadasgravatas às 13:57 | link do post | comentar